terça-feira, 28 de junho de 2011

A minha porta...




A minha porta

Vezes sem conta entrei por esta porta,
Vezes sem conta espreitei por ela,
Mesmo que torta pelo tempo,
É a minha porta.

Corri, cai, perdi,
As vezes que passei por ela,
As vezes que a abri,
Para ver quem vinha cá bater.

É, não, foi a minha porta,
Pois já não moro lá.
Agora só ranges com o teu empeno,
Desculpa se te deixei assim, Porta

O teu novo dono irá cuidar de ti,
Irá dar-te nova vida e....
Alguém irá novamente entrar, espreitar, cair, correr, abrir e bater...
Nesse teu empenho de uma vida.

sábado, 18 de junho de 2011

A dedaleira...






A dedaleira (do alemão "Roter Fingerhut" (dedal vermelho) para as flores desta planta), também chamada de "campainhas" pelo formato de suas flores, é uma erva lenhosa ou semilenhosa (Digitalis purpurea L.; Scrophulariaceae), venenosa, nativa da Europa. Pode ser cultivada como medicinal, por conter digitalina, e também como ornamental, pois possui inúmeras variedades hortícolas de flores róseas ou brancas.

Esta planta fornece um importante medicamento cardíaco chamado digitalina, prescrito em alguns casos de arritmia ou insuficiência cardíaca.

Se impedida de terminar o ciclo através do corte da inflorescência murcha, retorna a florescer. Sua utilização medicinal deve ser muito criteriosa pois é uma planta muito tóxica em doses altas e se administrada a pessoas que não necessitam de seus efeitos. Excelente para bordaduras e maciços, jardineiras e vasos.

Fardo...cada um carrega o seu!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Oliva





Constituída em 1925, a OLIVA dedicou-se inicialmente à indústria de fundição, serralharia, serração e carpintaria mecânica, mas foi como fabricante de máquinas de costura que se afirmou e expandiu nacionalmente.Em 1973, tinha 3363 funcionários nos quadros.E em 2009 as noticias são....(Oliva em 'lay-off' à espera de encomendas).